sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Made in China

O projecto da Câmara Municipal de Beja, Mundo Global - Made in China, começa já amanhã, sábado, com a inauguração da exposição central, da autoria do fotógrafo Fernando Penim Redondo, pelo Embaixador da China. É às 18h, na Casa da Cultura.
Durante a semana, até dia 7 de Outubro, domingo, serão várias as actividades em que todos poderão participar, nomeadamente ateliers de medicina tradicional chinesa (tai chi, chi king e acupunctura), ciclos de cinema chinês, no Pax Julia, exposiçoes fotográficas, bibliográfica e cartográfica. Destaque para as conversas de fim de tarde, de 2 a 5 de Outubro, na Casa da Cultura, onde os convidados irão abordar temas tão diversos como a acupunctura (2 de Out.) o jornalismo chinês em Portugal (4 de Out.), e a convergência cultural entre os dois povos (5 de Out.).

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Selecção Raguebi joga hoje!

Hoje é dia de jogo para a selecção de raguebi. Vamos lá apoiar a nossa selecção que hoje tem como objectivo ganhar à equipa da Roménia. Vou ver o jogo (às 19h na Sport Tv) e, claro, torcer por eles.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Atenção: isto não é um plágio II

"Não percebo porque é que o amo-te se escreve desta forma: amo-te, quando deveria ser desta: amote. O amo-te não deveria ter hífen ou tracinho como se costuma dizer. O amote que eu falo, este, não deveria ter espaço para que nenhuma letra respirasse, para que ficassem ali as letras apertadinhas de forma a não caber mais nenhuma porque a verdade é que quando se ama alguém não cabe mais ninguém ali, porque não há espaço, porque as letras estão literalmente sufocadas por essa palavra que se deveria escrever apenas e só assim: Amote."


Parabéns Alvim, és um poeta.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Fim-de-semana gourmet

O fim-de-semana passado pude maravilhar-me com as delícias da culinária. Tivémos um jantar, no sábado, digno de reis. De entrada: abacate recheado com cocktail de camarão. Depois, disfrutámos do sabor de confits de canard (!), acompanhados de batatas dauphinoise e legumes cozidos. Sobremesa: Semifrio de chocolate.

Queria deixar uma foto mas, no momento, na tinha máquina fotográfica à mão e na net não encontro nada que se pareça. Vejam bem a qualidade da coisa, nem na net há fotos!

A melhor parte: aprendi a fazer quase tudo!

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Desporto...são todas as modalidades!

Apesar de não ser praticante de desporto, no verdadeiro sentido da palavra, gosto de acompanhar, quando posso, aquilo que se vai passando no panorama do desporto portugues. Claro, gosto de ver os jogos da nossa selecção nacional de futebol, claro, mas ultimamente são outras as modalidades que têm dado que falar.

Para começar: Basquetebol. Acabei agora mesmo de ver o jogo da nossa selecção frente à selecção da Grécia. Perdemos por 18 pontos mas, se tivermos em conta, que a Grécia é (apenas!) a campeã europeia da modalidade e vice campeã do mundo, as coisas mudam de figura. Fomos eliminados da prova, mas a selecção portuguesa sai do campeonato europeu de cabeça erguida, pois jogando com equipas como Espanha, Grécia e Croácia, a tarefa era muito complicada. De qualquer maneira, quando a prova começou eramos os coitadinhos e no fim já eramos tratados de outra forma, tal foi a dignidade da exibição dos portugueses, quer dentro quer fora do campo. Parabéns.


Depois: Râguebi (ou rugby). Sim senhor, fomos eliminados. Mas perdemos 56-10 com a Escócia, uma das melhores equipas do mundo. E ainda temos que jogar com a Nova Zelândia, A melhor do mundo. E viram a pujança com que os jogadores portugueses cantaram o hino? Até me estou a arrepiar. Sem palavras. Parabéns.


Ainda: Atletismo. Não é só no futebol que milhões e milhões de euros devem ser investidos. Ponham os olhos no exemplo que estes atletas mostraram, trazendo para o nosso país uma medalha de euro, por Nelson Evora. Mas Naide Gomes ficou a 3 centimetros da medalha, assim como Susana Feitor, que ficou em 5º na prova de 20 km marcha. Obikwelu falhou por pouco e de destacar ainda a prestação de Arnaldo Abrantes, uma surpresa para todos. Esta foi a melhor participação de Portugal nos mundiais de atletismo desde há 10 anos. Só por aí se vê...Parabéns.

Por fim, claro, Futebol. Amanhã jogamos com a selecção da Sérvia, espero que ganhemos. O jogo de sábado com a Pólonia foi à rasquinha, mas lá empatámos. Podia ser melhor, mas também não é péssimo...Parabens também.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Touros de morte...NÃO!

No dia 28 de Agosto, iniciaram-se as Festas de Barrancos. Não tenho nada contra a pobre terra, mas há certas tradições que já começam a irritar. NÃO GOSTO, ABOMINO E NÃO CONCORDO com os touros de morte. Para mim, não é mais que um espectáculo decadente, para aqueles que não têm mais nada que fazer a não ser exibir, triunfalmente, os seu dotes de assassino.

Quer dizer, não basta o triste espectáculo de um sinhor (intitulado de cavaleiro...) espetar farpas aguçadas no dorso do animal, ainda temos que ser "brindados" com o seu abate em praça pública?!

Ainda por cima, esperavam centenas de pessoas para assistir às matanças...Sim senhor, assim o país vai longe...Afinal alguns ainda não saímos do paleolitico...

PS: Recuso-me a postar uma imagem sobre este assunto...

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Mais um ano...


Hoje faz 4 anos que o meu mundo se virou de pernas para o ar...no bom sentido.
Foi o dia do primeiro beijo que demos e que continuamos a assinalar cada ano que passa. Porque foi o início de uma história que, mais tarde, descobrimos ser a nossa.
Ti voglio bene.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

(Amor de) Verão

Gosto do Verão.
Gosto do calor.
Gosto do sol que parece que queima.
Gosto de praia. De ver as crianças a chapinhar à beira-mar.
Gosto da leveza das roupas.
Gosto de fruta fresquinha, especialmente melancia (!).
Gosto de me sentar à porta e sentir a brisa quente a embalar-me.
Gosto de tomar um duche antes e/ou depois de um dia de trabalho.
Gosto de prender o cabelo e andar com as janelas do carro abertas.
Gosto de ligar a ventoinha e ficar ali...
No fundo...gosto de tudo aquilo que representa esta estação.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Atenção: isto não é um plágio

"Hoje ouvi o piropo mais bonito da minha vida.Penso nisso, doze horas depois, e ainda me vêm lágrimas aos olhos. E depois bate o arrependimento. Porque é que não fui atrás dele? Porque é que o deixei de ir depois de tamanha declaração de sentimentos? Pensei "ora aqui está um homem que sabe falar ao coração de uma mulher". Porque um homem que, às onze da manhã e em plena Praça do Rossio, se vira para uma mulher e lhe diz "faz-me um broche", merece ter uma estátua erguida. E perante tamanha atrasadice mental, lembrei-me de várias respostas possíveis:

a) eu até fazia, mas tenho um metro para apanhar, é que não me dava mesmo jeito nenhum. Pode ficar para mailogo? Aguente aí de pila de fora que eu volto já;

b) sim senhor, vamos embora! Ora então é baixar as calcinhas, fáxavor, que é já aqui mesmo.

c) e tem pila que chegue para isso?

d) que engraçado, era mesmo isso que me apetecia, como é que adivinhou? Andava aqui às voltas, estava a ver que nunca mais propunham!

e) que tal fazer uma daquelas operações que permitem alongar o pescoço? Assim se calhar já lá chegava sozinho e não era preciso vir para a rua chatear quem trabalha."

Não consegui evitar de vos deixar aqui este magnífico post tirado d' A Pipoca Mais Doce. Assinalei a negrito as partes que mais gostei.

Fez-me soltar uma gargalhada às 9h30 da manhã de ontem. Espero que a voces também faça.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Que país é este?!

Há uma coisa que me revolta profundamente na justiça (ou injustiça?) do nosso país:

- se um polícia tem o azar de atacar um criminoso, de qualquer tipo, e lhe dá um tiro, fica sujeito a tudo e mais alguma coisa. Termo de identidade e residência, prisão preventiva ou domiciliária e talvez alguns anos de pena suspensa ou de prisão efectiva;

- mas se um criminoso ataca ou dispara sobre um agente da autoridade, com bom comportamento e mais não sei bem o quê, alguns meses e está cá fora outra vez para fazer mais alguns assaltozinhos e outros pequenos (e grandes!) crimes.

E depois se um polícia é baleado ou perde a vida, só se ouvem lamentações, porque os polícias e gnr's não têm a devida segurança e blá blá bla. Ora assim também eu.

Numa profissão em que o risco é uma constante, era de esperar que os "defensores" da nossa pátria gozassem de outras condições de trabalho para que pudessem efectivamente zelar pela segurança de todos os portugueses. Mas parece que assim não é...

Mas que país é este?

sábado, 1 de setembro de 2007

Tatuagens

Gosto de tatuagens. Quer dizer, não gosto de tatuagens muito exageradas e rebuscadas e muito menos aquelas típicas dos nossos soldados ultramarinos do pré 25 de Abril, "Amor de Mãe", acompanhadas de um coraçãozinho todo esborratado.

Gosto de uma tatuagem discreta, sóbria e feita no sítio certo. Enquanto nova, nunca fui muito adepta destas modernices. Aliás, minto; tive um surto de palermice na adolescência, porque fazer um piercing no umbigo. Hoje dou graças a Deus por a minha mãe não ter achado muita piada. Não gosto, acho piroso, ainda por cima são quase sempre feitos em barrigas gordas, que parecem que vão rebentar se levarem com mais uma grama de comida.

Hoje, parece-me que as tatuagens têm que ser feitas com um significado especial. Têm que ser o símbolo de alguma coisa e não estarem ali por estar.

Este ano apeteceu-me fazer uma. Decidi guardar para o fim do Verão, porque fazer um tattoo implica cuidados redobrados com a pele, e nos meses quentes, já sei que a praia e sol não iam fazer muito bem. Ja escolhi o desenho e tudo. Mais não digo. Agora falta a coragem.