
Há legislação que proíbe o abandono de animais. Crimes como o abandono, os maus tratos e a negligência para com animais domésticos são punidos com coimas de valores elevados. Visitem o site da Associação ANIMAL para mais informações.
Mas o apelo principal fica aqui:
Se conhecer algum caso em que algum animal esteja a ser mantido de forma que lhe seja prejudicial num qualquer espaço, ou que não esteja a receber os cuidados elementares para que o seu bem-estar seja garantido, ou que tenha sido abandonado (e em que possua elementos acerca de quem o abandonou e das circunstâncias em que foi abandonado), ou que tenha sido ou esteja a ser vítima de maus-tratos por parte de alguém (seja o detentor do animal ou não) (...), denuncie o caso às autoridades (GNR, PSP ou Polícia Municipal).
NÃO aceite um NÃO como resposta das autoridades. A legislação em vigor responsabiliza as autoridades acima referidas pela fiscalização e aplicação destes diplomas e das normas que estabelecem.
Resumindo: recolham o maior número de informações possíveis sobre o caso, anotem matrículas, moradas, etc., e denunciem. Pode não dar em nada, mas também pode dar. E ficamos com a consciência tranquila. E com a sensação de que fizemos uma coisa realmente importante.
Sem comentários:
Enviar um comentário